domingo, 10 de outubro de 2010 0 comentários

Capacitação de professores lotados em sala de informática: Portal Escolar

Ocorreu nos dias 06,07 e 08/10, no NTE de Altamira, uma capacitação de professores lotados em sala de Informática. Nesse encontro professores de sala de Informática de escolas estaduais e municipais fizeram-se presentes para aprenderem uma nova recurso didático para o aprendizado das disciplinas através da utilização do computadore então tornarem-se multiplicadores.
Veio de Belém para a ministração do curso o coordenador do Portal Escolar, Augusto Silva Ribeiro, que apresentou as possibilidades didáticas do uso do Portal Escolar.
O Portal Escolar é um portal educacional mantido pela SEDUC, que disponibiliza o ambiente de interação educacional MOODLE para a prendizagem de professores e alunos, partindo de uma concepção construtivista de aquisiçãod e conhecimento.
A proposta é que a partir do inicio do próximo ano, todos os professores de sala de aula estejam inteirados dessa nova ferramenta para utilizarem com seus alunos.


Fotos do encerramento das oficinas



terça-feira, 28 de setembro de 2010 0 comentários

PROJETO ALUNO INTEGRADO - Formação profissional nas escolas públicas


Cursistas do Projeto Aluno Integrado realizando as atividades na plataforma E-Proinfo ( Jefferson, Diogo e Jhonny - Turma 2r02)

O Projeto Aluno Integrado, curso profissionalizante financiado pelo governo federal em convênio com a UFG, teve início na cidade de Altamira no mês de junho, sendo disponibilizadas 200 vagas para alunos da cidade. Os alunos receberão suporte teórico para a formação profissional em informática e no final do curso, o que deve acontecer em dezembro desse ano, receberão um diploma da UFG, que permitirá uma melhor condição de concorrência para o mercado de trabalho e cursos que posteriormente poderão fazer.
O curso é EaD (Educação à Distância), sendo feito através da internet, devendo os alunos procurarem as salas de informática das escolas ou Infocentros, e conta com o auxílio de duas tutoras, as professoras Maria Sheleide e Poliana Café, que possuem a função de intermediar os alunos com a UFG.
Infelizmente, grande parte dos alunos que se inscreveram não estão realizando as atividades, o que pode comprometer a oferta do curso os demais alunos.
Se você é um aluno integrado procure seu tutor com urgência, se tem um colega nessa situação informe-o, não deixem essa oportunidade para seu futuro profissional.
0 comentários

Trabalho de História - Amor Eterno - Parte 1

0 comentários

Trabalho de História - Amor Eterno - Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=44KVCq2iD6E
sexta-feira, 24 de setembro de 2010 0 comentários

Leituras Obrigatórias para o vestibular 2011



São Leituras Obrigatórias para o vestibular 2011:

Gil Vicente – O Velho da Horta.
Leitura do episódio de Inês de Castro (Canto III, estrofes 118 a 135) de Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.
Lirismo (religioso e amoroso) e a sátira de Gregório de Matos Guerra.
Poemas líricos de Cláudio Manuel da Costa e Bocage.
Leitura de poemas de Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo e Castro Alves.
Leitura de poemas de Almeida Garret.
Leitura do romance Cinco Minutos, de José de Alencar.
Leitura de O Juiz de Paz na Roça, de Martins Pena.
Leitura da novela Amor de Perdição, de Camilo castelo Branco.
Leitura de “O Alienista”, de Machado de Assis.
Leitura do conto “José Matias”, de Eça de Queiroz.
Leitura dos contos amazônicos “Voluntário”, “Acauã”, “A quadrilha de Jacó Patacho”, de Inglês de Souza.
Leitura de poemas de Cesário Verde e de Olavo Bilac.
Leitura de poemas de Camilo Pessanha e Alphonsus de Guimaraens.
Leitura dos poemas de Fernando Pessoa (heterônimo: Alberto Caeiro).
Leitura dos poemas de Manuel Bandeira.
Leitura dos poemas de Mário Faustino.
Leitura do conto Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues.
Leitura do conto Embargo, da obra Objecto Quase de José Saramago.
Leitura do conto Campo Geral (Manuelzão e Miguilim), de Guimarães Rosa.
Leitura de Vidas Secas, de Graciliano Ramos.

Fonte(s):
http://www.ceps.ufpa.br/daves/PSS2010/Conteudo_Programatico/Programa%20Lit.%20Port.%20e%20Lit.%20Bras.PSS-2010.pdf

quinta-feira, 23 de setembro de 2010 0 comentários

A boa e a má escolha


Todos nós fazemos escolhas do amanhecer até o anoitecer. Escolhemos o que vamos comer, o que vamos assistir, a música preferida, o colégio preferido, os amigos, os amores, o candidato em que vamos votar, etc.
Ai fica uma pergunta: será que estamos fazendo uma boa ou má escolha? As vezes não sabemos escolher nem a própria alimentação! Em vez de comer uma fruta, comemos um sanduíche ou uma outra besteira, sabendo que a fruta é muito mais saudável do que um simples sanduíche.
Ao assistir televisão, em vez de assistir o jornal, a gente prefere a novela ou um filme qualquer. Na escola, as vezes o colégio é até bom e os professores também, mas muitos alunos preferem brincar e se divertir, do que estudar e prestar atenção na aula.
Agora vamos falar sobre política, muitas pessoas se deixam levar pelas aparências dos candidatos. Eles colocam quele sorriso falso no rosto, promete "mundos e fundos" para os eleitores e agente finda caindo não só na aparência, mas também na conversa e nas mentiras deles, e assim escolhemos o pior candidato.
Conclusão: As vezes fazemos escolhas para satisfazer um desejo ou um prazer. Nem sempre a razão comanda nossas ações. Agimos por impulso e as vezes até consciente do que estamos fazendo.
Agente pode até não ter todo tipo de liberdade, mas a liberdade do coração todos tem.

Redação da aluna Francineide Lima de Sousa - turma M1TR03 - turno tarde
Trabalho de Filosofia - prof. Poliana Café

quarta-feira, 22 de setembro de 2010 0 comentários

Mostra de Artes



O trabalho acima consiste na produção de releituras de obras de artistas renomados do Impressionismo/expressionismo, como Tolouse Lautrec Van Gogh e Edward Munch, e do Cubismo (Picasso, Brache e outros artistas).

As pinturas foram produzidas pelas séries do 1º ano da manhã e alguns trabalhos são produção independente utilizando técnicas mistas de colagem, pintura e mosaico. A mostra das imagens está sendo realizada nas Escolas Polivalente e Dairce Pedrosa sob a orientação do Professor da Disciplina de Artes Aelme Menezes.



0 comentários

Vestibulandos fiquem atentos! Datas importantes!

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

CENTRO DE PROCESSOS SELETIVOS

DATAS IMPORTANTES VESTIBULAR 2011

Período para solicitar a isenção da taxa de inscrição

De 20/09 a 26/09/2010

Divulgação da relação de isentos

A partir de 08/10/2010 no site do CEPS

Período de Inscrição

De 20/09 a 19/10/2010

Pagamento da taxa de inscrição

Até 20/10/2010

Emissão do cartão de inscrição

A partir de 26/11/2010

Realização da Prova Objetiva

Dia 19/12/2010 das 8h às 12h

terça-feira, 21 de setembro de 2010 0 comentários

Projeto UCA - Um Computador por Aluno



O projeto, proposto pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação nos países em desenvolvimento e está sendo implantado no Brasil desde 2006. O governo brasileiro reformulou a proposta da OLPC para melhor atender a realidade do Brasil, criando assim o Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Alguns estados já foram contemplados com o projeto em fase experimental, dentre eles, Rio grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Goiás e agora o estado do Pará.

O "Ukinha", como foi carinhosamente apelidado, custará apenas R$500,00 aos cofres públicos, sendo mais viável sua aquisição que a compra de livros. Não que o computador substitua o livro, mas os livros poderão ser digitais, o que facilitará a vida de muitos alunos, e evitará muitas dores na coluna srsr. A escola definitivamente entrará na Era da Informatização.

No estado do Pará o projeto UCA Total foi implementado esse ano, na cidade de São João da Ponta, onde foi distribuídos 1.500 notebooks para alunos e professores, o que proporcionou uma “revolução digital” nas escolas e na cidade.

Esperamos que em breve o UCA seja uma realidade em todo estado e em nossa escola em particular.



0 comentários

I Encontro Estadual de Professores de Sala de Informática



Aconteceu nos dias 17 a 18/09 em Belém, o I Primeiro Encontro do Professores de Sala de Informática do Estado do Pará, promovido dela SEDUC/CTAE (Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação). O encontro reuniu aproximadamente 300 professores lotados em sala de informática de todo estado do Pará, com o objetivo de discutir ações para o melhor desenvolvimento do trabalho de alunos e professores com o uso das mídias aplicadas à educação.
No encontro, realizado no Hangar, contamos com a participação do sr. Secretário de Educação do estado, Luíz Cavalcante, a coordenadora do Ctae, Aúrea Albuquerque, representantes do Projeto Boto Cabano da UFPA, representante do Ministério da Educação e do PRODEPA (Empresa de Processamento de dados do Pará), além de representantes dos NTEs da região. Foi apresentado aos participantes as diversas ações que estão sendo implementadas no campo da informática voltada à educação, como o concurso estadual de blogs.
Alguns sites educacionais foram apresentados como recursos que os professores podem utilizar em suas disciplinas, como o Portal do Professor, o Portal Escolar, Biblioteka, Domínio Público, e em ainda em fase experimental o Portal do Aluno, que promete fazer o maior sucesso entre os mesmos.
Fomos apresentados ao UCA, projeto que permitirá que cada aluno receba um notebook, e ainda agraciados com uma apresentação cultural realizada por alunos que participam de um projeto cultural de uma escola da capital.
Parabenizamos a iniciativa pois acreditamos que através delavnovos projetos e ações surgirão, e a educação sairá ganhando.


0 comentários

VI OLIGOPOLI - Fotos da Abertura

Já faz parte da tradição da E.E.E.M. Polivalente de Altamira o projeto de Educação Física do professor Roberto.... , a OLIGOPOLI, que já está em sua 6ª versão. Nele os alunos da escola põem em prática os fundamentos que aprenderam durante o ano nas aulas de educação física, como basquetebol, handebol e futebol de salão.
É uma semana especial para os alunos da escola, pois saem do ambiente de sala de aula e podem se socializar com alunos e professores de outras turmas.
Vejam algumas fotos da abertura que aconteceu no dia 20/08, no Centro de Convenções de Altamira e contou com a participação da reconhecida escola de ballet clássico cujo alguns integrantes são ex-alunos da escola e de grupos de Hip-hop.
sexta-feira, 14 de maio de 2010 0 comentários

Comunicado aos alunos e pais

Querida comunidade estudantil e pais do Polivalente e demais colégios estaduais,

Comunicamos que a partir dessa data estaremos em greve por tempo indeterminado.
Sabemos que esssa situação traz transtornos a todos, a alunos, pais e a nós professores. No entando acreditamos que há tempo para tudo, e no momento o tempo é de reeinvindicamos nossos direitos que a tempo veem sendo dilapidados, não lutamos apenas por questões salariais (apesar de ser uma das reeinvidicações), mas lutamos pela educação de maneira geral.
A educação a muito tempo no nosso país vem sendo tratada como uma coisa a toa... Sem importância... por quê? Porque é uma educação pública, para filhos de pessoas humildes, que não tem condições de arcar com uma escola particular para seus filhos. Os filhos dos deputados, dos governadores, dos ricos estudam em escolas particulares, com central de ar, quadros digitais e professores altamente capacitados e renumerados.
Os filhos dos pobres estudam em escolas sem água, com um calor infernal, sem recursos didáticos, os professores têm que trabalhar 200hs mensais no mínimo para a sobrevivência da família, e não tem como se capacitar, porque se forem estudar nos fins de semana, ainda tem que pagar do próprio bolso para garantir seu "direito à educação", a "educação para todos" que o governo tanto alarma aos quatro cantos do Brasil, para todos que?
Pedimos que voces vejam os postes que foram divulgados aqui, tentando entender a situação dos profissionais da educação, e se concientizando que melhorar a situação desses profissionais, utilizando de justiça social, todos serão beneficiados... contamos com o apoio de todos vocês para melhorar o futuro da educação no nosso pais.
Abraços
0 comentários

QUADRO COMPARATIVO DA PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO E PROPOSTA DA CATEGORIA DA EDUCAÇÃO

QUADRO COMPARATIVO

PROPOSTA PCCR DO ESTADO

PROPOSTA PCCR DA CATEGORIA

1- NÃO UNIFICADO-art.2º

· Professor

· Técnico em educação

1- UNIFICADO-art.3º

· Professor

· Assistente educ.

· Auxiliar educ.

2- ESTRUTURA DA CARREIRA-art.5º

Professor:

· classe especial: nível médio ou equivalente

· classe I: nível superior

· classe II: nível superior com especialização

· classe III: nível superior com mestrado

· classe IV: nível superior com doutorado

Técnico:

(iguais exigências)

- Cada classe tem 12 níveis (A a L) no sentido horizontal (art.6º) cuja variação percentual é de 0,5% a cada 3anos (art. 15 e art.26,§2º) e depende da avaliação de desempenho (que será regulamentada pelo executivo- art.11) e da participação em programas de desenvolvimento profissional.

- A variação de percentuais de uma classe para outra no sentido vertical é de 1,5% (percentual considerado para criar o vcto.base) art.26§1º.

- A gratificação (art.28) para o nível de doutorado é 30%

Para o nível de mestrado é de 20%

Para o nível de especialista 10%

A de Magistério é 10%, sendo que o professor do ensino especial receberá 50%.

2- ESTRUTURA DA CARREIRA

(Art. 9º) Os atuais ocupantes dos cargos técnico em educação, e os pertencentes ao extinto grupo de Especialista (Administrador Escolar, Supervisor Escolar, Orientador Escolar e Inspetor de Ensino) habilitados com graduação de licenciatura plena em pedagogia passam a ocupar o cargo único de Professor na função Pedagógica.

(Art. 10º) Os atuais ocupantes dos cargos de Professor Assistente e Professor Colaborador habilitados com graduação de licenciatura plena passam a ocupar o cargo único de Professor.

(Art. 11) Os atuais ocupantes dos cargos de Auxiliar de Secretaria, Escrevente Datilógrafo, Agente Administrativo, Assistente Administrativo de nível médio como habilitação necessária serão enquadrados no Cargo de Assistente Educacional.

(Art. 12) Os atuais ocupantes dos cargos de Merendeira, Servente, Vigias, Auxiliar de Serviços Gerais de nível fundamental como habilitação necessária serão enquadrados no Cargo de Auxiliar Educacional.

3- PROGRESSÃO

- Classe especial não progredirá (art.14,§1º)

- Os processos de progressão só serão iniciados após autorização expressa do secretário de finanças que dirá se há disponibilidade financeira para as progressões.

- Se a disponibilidade orçamentária limitar o nº de progressões horizontais será feito o desempate entre os candidatos (art. 15,§2º) e considerará:

O conceito obtido na sua avaliação de desempenho; maior tempo na carreira; maior tempo na classe; maior tempo no nível; maior idade.

- Se a disponibilidade orçamentária limitar o nº de progressões verticais será feito o desempate entre os candidatos (art. 17) e considerará:

A produção acadêmica; produção bibliográfica; atuação em missões institucionais; participação em eventos científicos; participação em programas de formação e/ou qualificação profissional.

- As progressões verticais ocorrerão anualmente (art.18)

3- PROGRESSÃO (art.37 a 40)

Cada cargo da carreira:

Níveis de escolaridade: vertical

Classes considerando o interstício: horizontal

- horizontal a cada 2 anos acréscimo de 5% (15 referencias): A a O

- vertical automática: com a apresentação da nova titulação

A variação dos percentuais no sentido vertical para se instituir o piso:

L.Plena: 100% a mais q/ o nível I

Especialista: 50% a mais q/ o nível II

Mestre: 20% a mais q/ o nível III

Doutor: 10% a mais q/ o nível IV

4- PISO SALARIAL

Não instituiu.

Consequências?...

4- PISO SALARIAL -art.41

Professor:

· nível médio R$ 2.005,07

· licenciado pleno R$ 4.010,14

· especialista: R$ 6.015,21

· mestre R$ 7.218,25

· doutor R$ 8.020,28

Auxiliar educacional R$ 930,00

Assistente educacional R$ 2.005,07

Obs.: incluída a titularidade

A gratificação de Magistério é 20%, sendo que o professor do ensino especial e o que atua em estab.prisional e internação socio-educativa receberá 50% (art.42)

5- GESTÃO DEMOCRÁTICA Não instituiu.

5- GESTÃO DEMOCRÁTICA Consta no art. 35

GOVERNO

ESPECIAL-MAG. (1,5%)

A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L (0,5%)= a cada 03 anos

R$ 512,50 (professor com 20 horas)

CLASSE I- superior

R$ 515,01

CLASSE II- especialização

R$ 522,74

CLASSE III- mestrado

R$ 530,58

CLASSE IV- doutorado

R$ 538,53

CATEGORIA-SINTEPP

NÍVEL I-MAG.

A- B- C- D- E- F- G- H- I- J- K- L- M- N- O (5%)= a cada 2 anos

R$ 2.005,07

NÍVEL II- superior 100%

R$ 4.010,14

NÍVEL III- especialização 50%

R$ 6.015,21

NÍVEL IV- mestrado 20%

R$ 7.218,25

NÍVEL V- doutorado 10%

R$ 8.020,28

 
;