O projeto, proposto pela ONG internacional OLPC (One Laptop Per Child), tem por objetivo inovar os sistemas de ensino para melhorar a qualidade da educação nos países em desenvolvimento e está sendo implantado no Brasil desde 2006. O governo brasileiro reformulou a proposta da OLPC para melhor atender a realidade do Brasil, criando assim o Projeto UCA (Um Computador por Aluno). Alguns estados já foram contemplados com o projeto em fase experimental, dentre eles, Rio grande do Sul, São Paulo, Tocantins, Goiás e agora o estado do Pará.
O "Ukinha", como foi carinhosamente apelidado, custará apenas R$500,00 aos cofres públicos, sendo mais viável sua aquisição que a compra de livros. Não que o computador substitua o livro, mas os livros poderão ser digitais, o que facilitará a vida de muitos alunos, e evitará muitas dores na coluna srsr. A escola definitivamente entrará na Era da Informatização.
No estado do Pará o projeto UCA Total foi implementado esse ano, na cidade de São João da Ponta, onde foi distribuídos 1.500 notebooks para alunos e professores, o que proporcionou uma “revolução digital” nas escolas e na cidade.
Esperamos que em breve o UCA seja uma realidade em todo estado e em nossa escola em particular.