No dia 20 de novembro foi exposto no pátio da escola vários painés de colagem relacionados a consciência negra. As turmas do 1 ano, trabalharam durante todo o mês, realizando pesquisas sobre a cultura afro-brasileira, sob a direção da professora de história Maria de Fátima Freitas.
Sobre o tema a professora nos deu o seguinte depoimento:
"Promover a inclusão de fato na sociedade brasileira, depende de permamente construção da identidade do povo brasileiro. O respeito à cultura de raiz as diferenças étinicas e sociais dependem de longos debates, promovendo a formação de educadores e educandos. Entendemos que entre os educadores encontram-se os pais.
O preconceito no Brasil não é racial e sim econômico. Enquanto os afrodescendentes não conhecem sua própria história não haverá o entrelaçamento dos diferentes grupos étnicos.
Estimular a reflexão a partir dos temas pesquisados e debatidos sobre os africanos e afro-brasileiros tem como objetivo desmistificar um modelo de ralações livres de preconceitos que dizem existir no Brasil" (depoimento de Prof. Maria de Fátima Freitas)